Historia do Air Force 1.

Historia do Air Force 1.

O Nike Air Force 1 é um dos tênis mais influentes e desejados na cultura sneaker. Sua história começa em 1982 e passa das quadras de basquete para as ruas de todo o mundo, conquistando corações, inspirando looks e toda uma estética no mundo da moda.

A história do começa há 40 anos atrás, mais precisamente em 1982, quando Bruce Kilgore - experiente designer da Nike- desenvolveu o primeiro protótipo do tênis voltado especialmente para o basquete. Isto porque até 1982, os jogadores de basquete sofriam com os impactos sobre seus joelhos e tornozelos, levando-os a improvisar diversas gambiarras - como vestir várias meias, uma por cima da outra - para minimizar os efeitos.

Contudo, antes de 1982, a Nike já vinha utilizando cápsulas de ar em suas entressolas no modelo Nike Air Tailwind, lançado em 1978 especialmente para a prática de corrida - nem precisamos dizer que os atletas se apaixonaram pela tecnologia revolucionária, né?

Kilgore, que já tinha experiência na indústria automobilística, recebeu a missão de incorporar a revolucionária tecnologia de cápsulas de ar nos tênis de basquete em 1979. Empregando práticas tecnológicas desenvolvidas pelo engenheiro aeronáutico Frank Rudy (Nasa), o resultado deu origem ao primeiro modelo de** Air Force 1**: um tênis de cano alto com uma entressola mais alta e uma tira de velcro no cabedal que abraçava a região do tornozelo dos atletas para lhe garantir mais estabilidade - um sneaker cuja estética ia contra todos os padrões de tênis de basquete da época.

O sucesso do AF-1, porém, não veio de imediato. Sabendo que sua estética não agradava o público logo de cara devido a seus tantos atributos visuais e técnicos, a Nike precisou planejar uma campanha publicitária que promovesse o novo modelo. A ideia então foi no sentido contrário do que se fazia naquele momento: o time de publicidade da Nike convidou seis promessas da NBA (Jamaal Wilkes, Moses Malone, Michael Cooper, Calvin Natt, Mychal Thompson e Bobby Jones) para promover o tênis, passando diretamente a ideia para o que veio.

No ano seguinte, em 1983, a Nike lançou o modelo Air Force 1 cano baixo que foi bem recebido pelo público. O problema, porém, é que pouco tempo depois alguns boatos começaram a espalhar que a marca descontinuaria a produção do AF-1. É aí que personagens inusitados - típicos das histórias de grandes cases - aparecem. Apaixonados por Air, clientes de três lojas diferentes na cidade de Baltimore (EUA - Maryland) pressionaram os lojistas a comprarem 1200 pares de Air Force 1 de cada cor a fim de que a Nike não tirasse o sneaker de circulação.

O plano, por fim, deu tão certo que a Nike não só continuou a produção do modelo, como as lojas passaram a não dar conta da alta demanda do público.

Assim, das quadras de basquete para as ruas, do esporte para a música (especialmente o hip-hop), o Nike Air Force 1 expandiu-se para o mundo tal como o movimento de seus característicos círculos concêntricos de seu solado, tornando-se um dos modelos mais importantes e desejados do universo sneaker.

 

Voltar para o blog